XI - ENCONTRO: DADO VIRTUAL (3ª parte)
Olá turma, em nosso encontro do dia 16/08/2019 continuamos a montagem do nosso da do virtual e colocamos um botão para simular o lançamento de dado.
Pressiona-se o botão e quando ele é solto um número aleatório é gerado e exibido na face do dado (LEDs).
Outra parte do grupo de alunos continuou fazendo teste de montagens com o kit ATTO, vendo as possibilidades para a reconstrução do guindaste.
Nossas atividades
Mecânica;
Montagem de estruturais com o kit ATTO.
Eletrônica:
Inserção do botão no circuito: quando pressionado ele envia nível lógico 0 para o pino 6 do arduino, que ficou configurado com nível lógico 1.
Programação:
Configuramos o pino digital 6 do arduíno como modo de entrada e mantivemos ele em estado alto através de um resistor interno de INPUT_PULLUP.
comando pinMode(pino, modo).
Para fazer a leitura do botão configuramo o pino 6 como digitalRead( ).
Para gerar o número aleatório usamos a função interna do linguagem do arduino chamada random(min, max).
Também criamos uma função para selecionar e mostrar o número:
void mostrarNum(int num){
if(num==1)fazer1();
if(num==2)fazer2();
if(num==3)fazer3();
if(num==4)fazer4();
if(num==5)fazer5();
if(num==6)fazer6();
}
Realizamos testes, segue abaixo o código, caso queiram realizar modificações, fique a vontade
Código
Código
Abraço a todos

Nenhum comentário:
Postar um comentário